A celulite infecciosa é uma doença que afeta algumas camadas mais profundas da pele.
A princípio, a pele é o maior órgão do corpo humano e recobre toda a superfície externa do nosso corpo.
Além disso, ela possui basicamente três camadas, sendo que elas são, de dentro para fora: epiderme (mais superficial), derme e hipoderme (mais profunda).
Sendo assim, diferente do conceito popular de celulite (um quadro que surge em consequência do acúmulo de gordura), a celulite infecciosa resulta de “invasores externos” que causam danos às camadas da derme e hipoderme (1).
Ao longo deste artigo, você conhecerá melhor o que pode causar essa condição.
Por fim, conhecerá quais os principais sintomas, as possíveis complicações e o que você pode fazer para se cuidar.
A celulite infecciosa geralmente tem como causa a invasão por bactérias dos gêneros Streptococcus e Staphylococcus. Isso costuma ocorrer através de aberturas, as quais podem ser desde pequenas rachaduras até grandes ferimentos que podem aparecer na pele. Apesar de poder ocorrer em qualquer parte do corpo, a infecção pelas bactérias afeta com mais frequência as pernas.
Já em alguns casos mais graves, é comum que haja o envolvimento de uma bactéria que se chama MRSA (sigla em inglês que significa ‘Staphylococcus aureus resistente à meticilina’) (2).
Além disso, é importante notar que há muitas condições que podem formar “aberturas” através da pele, por exemplo:
Por fim, vale mencionar que há outros fatores que aumentam os riscos de você ter este problema na pele, tais como:
Os sintomas desta infecção de pele podem incluir:
É importante que você não demore para procurar por atendimento médico nos primeiros sinais da infecção.
Pois ela pode se espalhar rapidamente para outras partes do corpo, se não houver o uso de antibiótico para celulite infecciosa (3).
Por exemplo, se você tiver febre ou notar irritação na pele com vermelhidão, inchaço e dor que muda de aparência rapidamente, procure um atendimento de emergência.
Se não for tratada nas fases iniciais, existe o risco de danos ao sistema linfático (que é responsável por funções como retornar os líquidos que se acumulam em diversas partes do corpo para a corrente sanguínea).
Com isso, pode haver inchaços crônicos em locais como as pernas.
Além disso, caso a infecção se espalhe para camadas ainda mais profundas, pode levar a um quadro extremamente grave que se chama fasciíte necrotizante.
Portanto, para evitar que você tenha a celulite infecciosa, algumas medidas preventivas incluem: