Amor Próprio: Quais são os Benefícios de Amar a Si mesmo

É provável que você já tenha ouvido falar algo sobre amor próprio.

Isso porque atualmente é comum debates a cerca do nosso bem-estar e saúde mental.

Assim, o amor próprio se faz como parte importante para uma boa relação consigo mesmo.

Por isso, nesse artigo vamos falar mais sobre esse sentimento e os seus benefícios.

Além disso, veremos como você pode praticar esse sentimento no seu dia a dia.

Como definir o amor próprio?

O amor próprio é o apreço por si mesmo, é sobre reconhecer a necessidade de cuidar de si e das suas necessidades, trabalhar no seu auto aperfeiçoamento para priorizar a sua própria felicidade ao invés de viver para os outros.

É importante ressaltar que o amor por si mesmo não é igual ao egoísmo ou vaidade.

Isso porque é busca para melhorar a si mesmo e gostar de ser quem você é.

Por isso, a busca por esse sentimento não é uma busca fútil nem narcisista.

Inclusive, várias evidências sugerem que o amor próprio tem impacto positivo em sua saúde mental, autoestima e satisfação geral.

Por fim, o termo científico para amor próprio é viés de auto-positividade, que é a maneira como as pessoas que se classificam como possuindo traços de personalidade positivos tem comportamentos mais positivos que a população média. (*)

Quais as vantagens de amar a si próprio?

Hoje em dia, o amor próprio é visto como uma prática psicológica positiva que pode ajudar as pessoas a gerenciarem melhor suas emoções.

Segundo um pesquisador, “o amor próprio é um estado de apreciação por si mesmo que cresce a partir de ações que apoiam nosso crescimento físico, psicológico e espiritual.” (*)

Além disso, tem relação com priorizar suas necessidades e não sacrificar seu bem-estar para agradar os outros.

Assim, cultivar esse sentimento trás muitos benefícios por serem consideradas a chave para um funcionamento psicológico mais saudável. (*)

Além disso, a falta de apreço por si mesmo pode contribuir para os sintomas de transtornos de humor e ansiedade.

Alguns benefícios do amor próprio são, por exemplo:

  • Melhora a saúde mental
  • Aumenta a sua auto aceitação
  • Aumenta a sua auto estima
  • Te da mais motivação
  • Aumenta a sua determinação
  • Diminui os níveis de ansiedade
  • Melhora o seu autoconhecimento
  • Melhora suas relações com as outras pessoas

Por fim, embora algumas pessoas podem considerar difícil nutrir esse tipo de sentimento, qualquer um pode aprender a praticar o amor próprio.

Como praticar o amor próprio?

De maneira geral, amar a si mesmo é sobre controlar nosso senso crítico sobre nós mesmos.

Ou seja, avaliar nossos crescimentos e fracassos de uma maneira mais gentil e amorosa consigo mesmo.

Para começar a praticar isso, você pode tentar, por exemplo:

  • Evitar julgamentos sobre si mesmo: comece observando a linguagem que usa consigo mesmo quando percebe um erro. Você se insulta ou tenta ser compreensivo?
  • Crie rituais pessoais: tire um tempo do seu dia para auto cuidado, pode ser fazendo algo que te faz bem, fazendo exercícios físicos ou meditando, por exemplo
  • Defina seus limites: aprender a dizer não e impor limites às pessoas que estão te fazendo mal é um começo para o amor próprio pois te ajuda a proteger seu tempo e energia de coisas que podem te desgastar
  • Seja compreensivo consigo mesmo: a auto compaixão é semelhante a ser compreensivo com outras pessoas: quando perceber que está sofrendo, ofereça-se compreensão ao invés de julgamentos
  • Faça autorreflexões: quando algo não sair como planejado, ao invés de se culpar, use a oportunidade para crescimento pessoal.
Este artigo te ajudou?

Graduanda em enfermagem pela Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB - UNESP). Entrei na faculdade movida pela paixão e vocação de cuidar e ajudar as pessoas.Aqui no Vitalismo, tive oportunidade de alcançar e ajudar muitas pessoas além de meus pacientes.Desde o início da faculdade, minha área de interesse e vocação é a saúde da mulher (ginecologia e obstetrícia). Por isso, sempre estive envolvida em projetos de iniciação científica e de extensão que abordassem essa temática.Já fui presidente da liga de ginecologia da UNESP, organizei eventos e simpósios sobre o tema.Atualmente sou coordenadora do projeto Papo de Parto, em parceria com a UNESP e PROEX. Além disso, se você estiver em algum evento de ginecologia e obstetrícia, pode me procurar pois estarei lá!

William Fan (Revisor)

William Fan é médico graduado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB). Fez estágios clínicos em Oncologia Clínica e Medicina de Emergências na Prince of Wales Hospital, afiliada da University of New South Wales, Sydney, Australia (UNSW) e que faz parte do prestigiado Group of Eight, grupo que reúne as 8 instituições líderes de excelência em ensino e pesquisa da Austrália. Além disso, colaborou no desenvolvimento de um projeto científico da Centre for Vascular Research, na UNSW. Tem também publicações científicas em periódicos (revistas) internacionais de impacto na comunidade científica em áreas de pesquisa experimental e pesquisa clínica, abrangendo as áreas de biologia do câncer, doenças cardiovasculares, além de ser co-autor de uma revisão sistemática e meta-análise. Foi certificado pelo programa Sharpen Your Communication Skills da Stanford Graduate School of Business. Atualmente é revisor científico do Vitalismo. Seus interesses incluem entender como aplicar o conhecimento de pesquisas científicas no desenvolvimento de tecnologias para melhorar a saúde das pessoas. Nos momentos livres, gosta de estudar idiomas (atualmente fala Inglês, Chinês Mandarim e Alemão), fazer leituras, acompanhar debates inteligentes, jogar basquete e experimentar diferentes culinárias.

1 Comentário
  1. Avatar

    Mark

    14 de setembro de 2022 às 18:29

    Thanks for your blog, nice to read. Do not stop.

    Responder
    Deixe seu comentário

    O seu endereço de email não será publicado.