Fibras Alimentares e Ansiedade: Aveia Reduz Ansiedade?

Você conhece a relação entre fibras alimentares e ansiedade?

Você faz consumo de grãos diariamente?

Sabia que a aveia, o arroz, a linhaça e o milho são tipos de grãos?

Esses alimentos possuem fibras alimentares (componente presente em vegetais) que é um nutriente importante para uma dieta saudável.

Nesse sentido, a aveia é um exemplo de grão integral que contém uma fibra alimentar solúvel que se chama beta-glucana.

Neste artigo, você entenderá os possíveis efeitos da beta-glucana da aveia, além da relação de fibras alimentares e ansiedade.

Quais são os benefícios das fibras alimentares e a relação com a ansiedade?

As fibras alimentares podem reduzir o colesterol LDL (colesterol ruim) e o nível de glicemia (açúcar no sangue) após uma refeição, além de prolongar a sensação de saciedade. Sendo assim, podem ajudar a reduzir o risco de doenças do coração e diabetes tipo 2. Além disso, há estudos que sugerem possível relação de fibras alimentares e ansiedade. Por exemplo, há um estudo sobre a possível influência da beta-glucana de aveia para diminuir sintomas de ansiedade.

Em geral, os efeitos que se conhece sobre as fibras alimentares tem relação com o funcionamento do intestino (1).

Após a ingestão de grãos, o intestino delgado não absorve a maioria das fibras alimentares, ou seja, elas não atravessam a parede do intestino para entrar na corrente sanguínea.

Ao invés disso, elas permanecem dentro do trato gastrointestinal e seguem adiante até alcançar o intestino grosso, onde formam uma massa.

Por fim, essa massa irá formar parte das fezes e ela pode ter tanto a efeitos positivos quanto negativos.

Efeitos das fibras alimentares no sistema digestório

Em princípio, para uma pessoa que não consome grãos diariamente, iniciar a sua ingestão pode trazer efeitos indesejáveis (2), por exemplo:

  • Inchaço e dor abdominal
  • Flatulência (saída de gases)
  • Diarreia

Por outro lado, ao longo do tempo, podem ocorrer efeitos positivos, como a melhora de sintomas de:

Ainda assim, os efeitos da beta-glucana de aveia (um tipo de fibra solúvel) parecem não se limitar somente ao intestino.

Ou seja, ela poderia proporcionar benefícios para o bem-estar em geral do organismo.

Efeitos das fibras alimentares fora do sistema digestório: diminui ansiedade?

Nesse sentido, um estudo comparou o efeito da beta-glucana de aveia em uma amostra de 207 pessoas (3).

Um dos grupos recebeu uma mistura de bebida contendo beta-glucana de aveia em 3 momentos por dia por 4 semanas.

Enquanto isso, o outro recebeu a mistura de bebida com um placebo (que consistia em pó de leite de arroz).

Com isso, a pesquisa procurou avaliar a influência da beta-glucana de aveia em diferentes fatores, por exemplo:

  • Ansiedade
  • Dor de cabeça
  • Fadiga
  • Exaustão
  • Falta de apetite
  • Pensamentos negativos
  • Nível de preocupação ou nervosismo
  • Falta de energia
  • Dor nos músculos 
  • Dor nas articulações (“juntas” entre os ossos)
  • Dificuldade de concentração
  • Fogacho (sensação de “calorão”, típica em mulheres em menopausa)
  • Sensibilidade ao frio

O grupo que recebeu beta-glucana de aveia apresentou redução da intensidade de sintomas de ansiedade, após 2 semanas e 4 semanas.

Além disso, um outro estudo também aponta que a maior ingestão de fibras alimentares pareceu ter associação com uma melhora do estado afetivo em crianças e menor fadiga em adultos saudáveis (4).

Enquanto isso, em outro estudo que envolveu pessoas com diabetes tipo 2 (5), observou-se possível diminuição da intensidade de sintomas como:

  • Dor de cabeça
  • Dor nas articulações
  • Pensamentos negativos

Portanto aveia e ansiedade poderiam ter algum tipo de relação.

Aveia é bom para ansiedade?

Sendo assim, o consumo de beta-glucana de aveia poderia ser uma sugestão para melhorar o estado afetivo e mental e o estado físico das pessoas.

No entanto, ainda são necessários mais estudos que tragam evidências mais fortes sobre os efeitos das fibras alimentares fora do trato gastrointestinal.

Portanto, ainda não é possível se fazer uma recomendação formal sobre os benefícios da beta-glucana de aveia para melhorar a ansiedade.

Nem para aliviar sintomas como fadiga, dor de cabeça ou dor nas articulações.

De qualquer modo, ainda há a possibilidade de novas descobertas sobre a relação entre aveia, fibras alimentares e ansiedade.

Por ora, lembre-se de que as fibras alimentares continuam sendo benéficas para a saúde do seu intestino.

Este artigo te ajudou?

Formada no 2° grau pelo Colégio Pedro II (2017). Ex-bolsista no Programa de Iniciação Científica Júnior - PIC Jr - Estágio Inicial promovido conjuntamente pelo Colégio Pedro II e o Museu Nacional no Laboratório de Palinologia (2016-2017). Participei do Curso de Extensão no Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis (UFRJ), sobre o tema: A bioquímica dos alimentos (2018) . Atualmente sou Graduanda em Nutrição pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e escritora no portal Vitalismo.

William Fan (Revisor)

William Fan é médico graduado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB). Fez estágios clínicos em Oncologia Clínica e Medicina de Emergências na Prince of Wales Hospital, afiliada da University of New South Wales, Sydney, Australia (UNSW) e que faz parte do prestigiado Group of Eight, grupo que reúne as 8 instituições líderes de excelência em ensino e pesquisa da Austrália. Além disso, colaborou no desenvolvimento de um projeto científico da Centre for Vascular Research, na UNSW. Tem também publicações científicas em periódicos (revistas) internacionais de impacto na comunidade científica em áreas de pesquisa experimental e pesquisa clínica, abrangendo as áreas de biologia do câncer, doenças cardiovasculares, além de ser co-autor de uma revisão sistemática e meta-análise. Foi certificado pelo programa Sharpen Your Communication Skills da Stanford Graduate School of Business. Atualmente é revisor científico do Vitalismo. Seus interesses incluem entender como aplicar o conhecimento de pesquisas científicas no desenvolvimento de tecnologias para melhorar a saúde das pessoas. Nos momentos livres, gosta de estudar idiomas (atualmente fala Inglês, Chinês Mandarim e Alemão), fazer leituras, acompanhar debates inteligentes, jogar basquete e experimentar diferentes culinárias.

Este artigo não possui comentários
      Deixe seu comentário

      O seu endereço de email não será publicado.