Exaustão emocional: O que é e como você pode lidar com ela

O termo exaustão emocional descreve um esgotamento avassalador da capacidade emocional de uma pessoa.

Em geral, tem relação com estresse no trabalho ou nas relações interpessoais.

Mas afinal, quais são as causas da exaustão emocional?

Nesse artigo vamos falar mais sobre esse sentimento e as suas possíveis causas.

Além disso, você vai ler sobre os principais sintomas que ajudam a identificar se você se sente dessa forma.

O que é exaustão emocional?

A exaustão emocional é um estado em que você se sente emocionalmente esgotado por causa do estresse acumulado na vida pessoal ou profissional. Além disso, esse sentimento pode aparecer em diversos momentos da sua vida e afetar seu desempenho no trabalho, relações pessoais e até sua autoestima.

Além disso, uma pessoa que sofre com essa condição normalmente não consegue explicar ou compreender o que está sentindo.

Isso porque a sensação é de que nunca parece haver uma questão central a ser resolvida.

Ou seja, não existe uma situação específica que desencadeia o sentimento de angústia ou tristeza.

Ao invés disso, você se sente angustiado e com a sensação de cansaço o tempo todo.

Quais são os sintomas de exaustão emocional?

De modo geral, o sinal mais comum dessa condição é a crescente sensação de estar emocionalmente esgotado devido ao estresse constante.

Porém, esse esgotamento pode se manifestar em diversos outros sintomas, por exemplo:

  • Falta de motivação
  • Baixa autoestima
  • Ansiedade e depressão
  • Fadiga
  • Irritabilidade
  • Problemas de concentração
  • Aumento da apatia ou cinismo
  • Queda da produtividade no trabalho

Por fim, quando não tratada, a exaustão pode diminuir lentamente a nossa capacidade de lidar com o estresse e cria efeitos colaterais negativos a longo prazo.

Como você pode lidar com esse sentimento?

O estresse sempre será um fator em nosso dia a dia.

Por isso, é importante saber lidar com essa pressão e encontrar mecanismos de enfrentamento que nos ajude a aliviar a tensão.

Além disso, gerenciar os acontecimentos e sentimentos ruins do dia a dia evita piora dos sintomas e condições psicológicas como a depressão e ansiedade.

Existem algumas estratégias simples que podem te ajudar a começar a gerenciar o sentimento de exaustão, por exemplo:

  • Procure uma maneira efetiva de descansar: isso porque nossos corpos não foram feitos para estar em constante estado de estresse. Por isso, o sono é importante para recuperação do corpo e da mente. Melhorar os hábitos de sono pode melhorar muito os impactos do estresse diário
  • Tenha momentos de autorreflexão: para compreender melhor os sentimentos e lidar com eles, é preciso compreender as causas e gatilhos que te fazem sentir em estado de exaustão emocional. Para isso, sessões de psicoterapia podem te fazer refletir sobre seus sentimentos e lidar melhor com eles
  • Tente desacelerar a rotina: pode parecer difícil sair de uma situação onde há tantos momentos desgastantes e negativos. Porém, tente fazer pequenas pausas diárias para relaxar e repensar os seus objetivos e rotina.

Por fim, monitorar a saúde emocional pode fazer com que você melhore sua capacidade de lidar com o estresse do dia a dia.

Assim, ao prevenir a exaustão emocional, você pode experimentar uma verão mais produtiva e estável de si mesmo.

Este artigo te ajudou?

Graduanda em enfermagem pela Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB - UNESP). Entrei na faculdade movida pela paixão e vocação de cuidar e ajudar as pessoas.Aqui no Vitalismo, tive oportunidade de alcançar e ajudar muitas pessoas além de meus pacientes.Desde o início da faculdade, minha área de interesse e vocação é a saúde da mulher (ginecologia e obstetrícia). Por isso, sempre estive envolvida em projetos de iniciação científica e de extensão que abordassem essa temática.Já fui presidente da liga de ginecologia da UNESP, organizei eventos e simpósios sobre o tema.Atualmente sou coordenadora do projeto Papo de Parto, em parceria com a UNESP e PROEX. Além disso, se você estiver em algum evento de ginecologia e obstetrícia, pode me procurar pois estarei lá!

Este artigo não possui comentários
      Deixe seu comentário

      O seu endereço de email não será publicado.