Açafrão: O Que o Tempero Mais Caro do Mundo Faz à Saúde?

O açafrão tem a fama de ser o tempero mais caro do mundo.

O motivo de ele ser tão caro tem a ver com o método custoso para a sua colheita.

Saiba que essa flor está adaptada ao clima de países como a Grécia, o Irã e a Índia.

Por conta disso, esses países costumam cultivar essa planta em grande quantidade.

Especialmente o Irã, que é o maior exportador dessa especiaria no mundo.

Além disso, por muito tempo diversos povos dessas regiões utilizaram o açafrão para temperar alimentos e como corante de tecidos.

Mas atualmente ele é exportado para vários países ao redor do mundo.

O que é açafrão?

O açafrão é uma especiaria que vem das flores que florescem por cerca de três a quatro semanas entre outubro e novembro no Oriente Médio e partes da Europa. A flor possui alguns “fios” ou “filamentos” chamados de estigmas. Os estigmas são removidos cuidadosamente a mão. Depois da secagem, o resultado final é a especiaria que pode ser adicionada a alimentos.

Além disso, outros usos são: corante para tecido e como ingrediente de perfume.

Quais os benefícios do açafrão para saúde?

Efeito antioxidante

Ele contém uma grande variedade de compostos que podem atuar como antioxidantes (compostos que protegem contra os danos que os radicais livres podem causar nas células).

Possivelmente, este efeito contribui para diminuir o risco de cânceres.

Poder afrodisíaco

Os alimentos afrodisíacos são aqueles que ajudam a aumentar sua libido (que é a sensação de desejo sexual).

Um estudo demonstrou que ele pode ter propriedades favoráveis para tratar a disfunção erétil.

No entanto, o estudo foi feito em homens que tomavam medicamento antidepressivo e apresentavam queixas relacionadas a disfunções sexuais.

Em quatro semanas de estudo, a conclusão foi que o açafrão contém propriedades capazes de melhorar a condição de disfunção erétil (1).

Pode reduzir o apetite e ajudar na perda de peso

Em um estudo com duração de oito semanas, as mulheres que ingeriram suplementos de açafrão comeram com menos frequência, além de perderam mais massa de gordura e reduzirem mais a cintura corporal do que as mulheres no grupo placebo (2).

No entanto, os cientistas ainda não têm certeza de como exatamente ele atua na diminuição do apetite e na perda de peso.

Além disso, efeitos de perda de peso também ocorreram em participantes com doença arterial coronariana e obesidade em outro estudo clínico (3).

Pode ajudar no tratamento de cânceres

Um estudo em pacientes com câncer de pulmão (do tipo adenocarcinoma) sugere que o um componente do açafrão melhorou a resposta do organismo à ação da quimioterapia.

Ainda assim, são necessários mais estudos em outros contextos para validar o benefício em outros casos de câncer.

O açafrão é fácil de fazer parte da rotina alimentar

Você o encontra na maioria dos mercados na forma de fios ou em pó.

No entanto, o mais recomendado é comprar os fios, pois eles oferecem mais versatilidade e são menos propensos a serem adulterados.

Afinal, como ele é uma especiaria cara, existem comerciantes que misturam ele com outras substâncias.

Apesar disso, ele é um ingrediente que combina com diversos pratos, como:

  • Arroz
  • Risotos
  • Paella ou paelha (um prato à base de arroz e frutos do mar)

Riscos, precauções e dosagem

Em geral, essa especiaria é segura para o consumo moderado.

Como suplemento, você pode ingerir com segurança até 1,5 gramas de açafrão por dia (4).

No entanto, altas doses podem ter efeitos tóxicos.

Portanto, lembre-se de consultar um médico ou nutricionista antes de tomar qualquer tipo de substância por conta própria.

Além disso, mulheres grávidas devem evitar doses altas, pois podem provocar aborto espontâneo.

Conclusão

O açafrão é um tempero com alto teor de antioxidantes, que podem ter efeitos anti-inflamatórios.

Além disso, ele é conhecido como o tempero mais caro do mundo, e costuma ser cultivado em alguns países da Europa e da Ásia.

O alto preço pode ser não apenas por conta do custo da colheita, mas também porque essa especiaria pode fornecer benefícios ao corpo.

Como ajudar na perda de peso, por exemplo.

E além disso, é super fácil de adicionar à sua alimentação pelo fato ele combinar muito bem com pratos que contêm arroz.

Por fim, recomendamos consultar seu médico ou nutricionista antes de decidir fazer grandes alterações em sua alimentação.

Este artigo te ajudou?
(Autor)

William Fan é médico graduado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB). Fez estágios clínicos em Oncologia Clínica e Medicina de Emergências na Prince of Wales Hospital, afiliada da University of New South Wales, Sydney, Australia (UNSW) e que faz parte do prestigiado Group of Eight, grupo que reúne as 8 instituições líderes de excelência em ensino e pesquisa da Austrália. Além disso, colaborou no desenvolvimento de um projeto científico da Centre for Vascular Research, na UNSW. Tem também publicações científicas em periódicos (revistas) internacionais de impacto na comunidade científica em áreas de pesquisa experimental e pesquisa clínica, abrangendo as áreas de biologia do câncer, doenças cardiovasculares, além de ser co-autor de uma revisão sistemática e meta-análise. Foi certificado pelo programa Sharpen Your Communication Skills da Stanford Graduate School of Business. Atualmente é revisor científico do Vitalismo. Seus interesses incluem entender como aplicar o conhecimento de pesquisas científicas no desenvolvimento de tecnologias para melhorar a saúde das pessoas. Nos momentos livres, gosta de estudar idiomas (atualmente fala Inglês, Chinês Mandarim e Alemão), fazer leituras, acompanhar debates inteligentes, jogar basquete e experimentar diferentes culinárias.

Este artigo não possui comentários
      Deixe seu comentário

      O seu endereço de email não será publicado.