Anorexia: Medo de Ganhar Peso? Por Que É um Problema?

A anorexia (ou anorexia nervosa) é um transtorno alimentar que faz com que a pessoa tenha uma visão distorcida de seu próprio corpo.

Por conta dessa distorção, ela se torna obcecada pelo seu peso e aquilo que come.

Em geral, o transtorno se desenvolve após a puberdade e antes dos 40 anos de idade.

Também é muito mais comum em mulheres do que em homens, sendo que ao longo do período de um ano, cerca de 4 a cada 1000 (mil) mulheres (1) desenvolvem este transtorno.

Além disso, costuma ter relação com eventos estressantes na vida, por exemplo, deixar a casa dos pais para estudar em uma faculdade em outra cidade.

Agora que você sabe o que é a anorexia, vamos conhecer seus principais sintomas?

Quais os sintomas da anorexia?

Pessoas com anorexia buscam ao máximo restringir seu consumo de energia (calorias) pelo medo de ganhar peso ou engordar. Isso ocorre devido a uma visão distorcida que possuem a respeito do próprio peso e corpo. Dessa forma, mesmo que já estejam em um peso saudável ou muito magras, elas se enxergam como acima do peso ou muito gordas.

Com isso, vivem constantemente na busca para perder mais peso.

Assim, elas pulam refeições, comem pouco e evitam a todo custo comer algo que elas achem que engorde.

Além disso, para evitar sentir fome, algumas pessoas chegam a utilizar medicamentos que diminuem a vontade de comer.

Em alguns casos, usam meios para eliminar os alimentos que foram ingeridos, seja por meio de laxantes ou provocando em si mesmos o vômito (2).

Por conta desse comportamento, podem desenvolver sintomas ligados ao baixo consumo de calorias e nutrientes, como:

  • Peso abaixo do esperado para sua idade e sexo
  • Diminuição ou ausência de menstruação
  • Perda de cabelo
  • Unhas quebradiças
  • Pele ressecada
  • Tontura

Quais são as causas de anorexia?

As causas desse transtorno ainda são pouco compreendidas.

No entanto, existem alguns fatores que sinalizam quando há maior risco de se desenvolver a condição, os quais incluem:

  • Ter desenvolvido transtornos de ansiedade (3) ou traços obsessivos durante a infância
  • Viver em uma sociedade que valoriza o corpo magro (como de modelos e atletas de alto rendimento) como padrão de beleza (4)
  • Possuir parentes de primeiro grau com a doença (5)

Quando devo procurar um médico?

Caso você apresente algum dos sintomas mencionados, mesmo que não tenha certeza que se trata de anorexia, você deve procurar um médico.

Quanto antes for feito o diagnóstico, maiores são as chances de se obter um melhor processo de tratamento e recuperação dessa condição.

Na consulta, o médico pode perguntar a respeito dos seus hábitos de alimentação e como você se sente a respeito de tudo isso.

Apesar de algumas vezes não ser fácil falar sobre seus sentimentos, é importante que você conte detalhadamente ao médico o que sente para aumentar a chance de receber o diagnóstico mais preciso.

Muitas vezes, levar um amigo ou familiar de confiança para acompanhar sua consulta pode ser de grande ajuda.

Por fim, é fundamental lembrar que existem formas de tratamento que podem ajudar na recuperação.

Quais são os riscos à saúde causados pela anorexia?

A desnutrição causada pelos hábitos alimentares ruins pode resultar em várias complicações para saúde, por exemplo:

Além disso, a pessoa com anorexia sofre também com uma baixa autoestima.

Nesse sentido, além de sintomas como fadiga, humor depressivo, insônia, irritabilidade, existe a possibilidade de ocorrer outras complicações.

Por exemplo:

  • Aumento do risco de suicídio
  • Tendência ao isolamento social
  • Maior dificuldade em alcançar bom desempenho acadêmico ou profissional

Este artigo te ajudou?
(Autor)

Como graduando do curso de Medicina da Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) e escritor do Vitalismo tenho como propósito trazer informações sobre saúde de qualidade e baseadas em evidências científicas com uma linguagem de fácil acesso para toda a população. Ingressei no curso de Medicina em 2018 por vocação e amor ao cuidado. Agora tenho a oportunidade de levar essa minha paixão para todos leitores do Vitalismo. Além disso, sou fundador da Liga de Empreendedorismo, Gestão e Inovação da UNESP e atualmente sou coordenador da Liga de Ortopedia de Botucatu.

William Fan (Revisor)

William Fan é médico graduado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB). Fez estágios clínicos em Oncologia Clínica e Medicina de Emergências na Prince of Wales Hospital, afiliada da University of New South Wales, Sydney, Australia (UNSW) e que faz parte do prestigiado Group of Eight, grupo que reúne as 8 instituições líderes de excelência em ensino e pesquisa da Austrália. Além disso, colaborou no desenvolvimento de um projeto científico da Centre for Vascular Research, na UNSW. Tem também publicações científicas em periódicos (revistas) internacionais de impacto na comunidade científica em áreas de pesquisa experimental e pesquisa clínica, abrangendo as áreas de biologia do câncer, doenças cardiovasculares, além de ser co-autor de uma revisão sistemática e meta-análise. Foi certificado pelo programa Sharpen Your Communication Skills da Stanford Graduate School of Business. Atualmente é revisor científico do Vitalismo. Seus interesses incluem entender como aplicar o conhecimento de pesquisas científicas no desenvolvimento de tecnologias para melhorar a saúde das pessoas. Nos momentos livres, gosta de estudar idiomas (atualmente fala Inglês, Chinês Mandarim e Alemão), fazer leituras, acompanhar debates inteligentes, jogar basquete e experimentar diferentes culinárias.

Este artigo não possui comentários
      Deixe seu comentário

      O seu endereço de email não será publicado.