Vitalismo

Distimia ou Depressão? Descubra Agora a Diferença

distmia

Você sabe o que é distimia?

Esta condição de saúde mental também recebe o nome de ‘transtorno depressivo persistente’.

De modo geral, ele se desenvolve de forma precoce, podendo ser na infância, adolescência ou início da idade adulta.

Além disso, traz grande sofrimento para quem é diagnosticado com ele.

Mas afinal, você já ouviu falar sobre distimia?

Neste artigo você poderá compreender melhor sobre como ela funciona.

Quais são as causas da depressão persistente?

A causa da distimia (ou depressão persistente) ainda não é bem conhecida. No entanto, há diferentes fatores que aumentam as chances de desenvolvimento desse transtorno. Por exemplo, pessoas que passaram pela perda ou separação dos pais na infância ou que possuem parentes de primeiro grau que tenham distimia podem ter maior risco de desenvolver esta mesma condição.

Qual a diferença entre depressão maior e distimia?

Primeiramente, é importante esclarecer que o termo “depressão”, no senso comum, costuma se referir ao ‘transtorno depressivo maior’.

Em geral, a depressão é um transtorno que se caracteriza por sentimentos de tristeza ou de “vazio” que podem ser bem intensos.

Por conta disso, afetam o desempenho da pessoa em várias áreas da vida, como escola, trabalho e lazer.

Por outro lado, a distimia é um transtorno em que os sintomas depressivos duram por muito tempo, sem melhora.

Seus sintomas geralmente se manifestam de forma mais “leve” e são mais duradouros, ocorrendo de forma crônica (ao longo de vários anos).

Já no ‘transtorno depressivo maior’ os sintomas se mostram mais intensos, porém costumam se manifestar por um período menor de tempo (de meses a poucos anos).

Mesmo assim, o ‘transtorno depressivo persistente’ (ou distimia) possui a maioria dos sintomas iguais ao do ‘transtorno depressivo maior’.

De qualquer modo, tanto a depressão como a distimia podem se desdobrar de diferentes formas, pois são processos muito complexos, sendo essas apenas algumas das principais diferenças.

Então como identificar a distimia?

Como saber se tenho distimia

Existe um conjunto de sintomas e critérios que um profissional da área de saúde pode identificar para suspeitar de um quadro de distimia.

Desse modo, os sinais e sintomas de distimia podem incluir:

Além disso, no caso de crianças e adolescentes é normal o humor irritável e os sintomas devem permanecer por no mínimo um ano.

Por fim, é importante destacar que a avaliação de qualquer transtorno sempre deve ser feita por um profissional qualificado.

Portanto, para saber se os sintomas depressivos consistem em uma distimia é importante procurar consultar um médico ou psicólogo para realizar uma avaliação.

Considerações finais

A distimia afeta vários aspectos da vida da pessoa, principalmente pela sua longa duração.

Nesse sentido, a pessoa não consegue desenvolver bem suas funções escolares, profissionais e suas relações pessoais, sentindo um grande sofrimento.

Além disso, assim como em alguns outros transtornos, ela está associada a alto risco de suicídio.

Sendo assim, não deixe de incentivar um amigo ou familiar a buscar ajuda se identificar alguma possibilidade dessa pessoa ter distimia.