Insônia e ansiedade: Como podem prejudicar o seu sono?

Você já parou pra pensar na relação entre insônia e ansiedade?

De modo geral, acredita-se que os problemas de sono afetam mais de 50% das pessoas que tem algum tipo de transtorno de ansiedade. (*)

Por isso, é importante compreender o quanto a insônia e ansiedade estão afetando o seu dia a dia.

Nesse artigo você vai ler mais sobre a relação entre insônia e ansiedade.

Além disso, você vai aprender algumas dicas práticas para tentar melhorar o sono e diminuir a ansiedade ao tentar dormir.

O que é insônia?

A insônia é um distúrbio comum do sono que pode gerar dificuldade para adormecer ou manter o sono regulado. Além disso, também pode causar um sono perturbado que resulta em cansaço ao acordar. A insônia prejudica seu nível de energia, humor, desempenho no trabalho e a sua qualidade de vida.

Alguns sintomas da insônia podem ser, por exemplo:

  • Dificuldade em pegar no sono à noite
  • Acordar diversas vezes durante a noite
  • Acordar muito cedo e não conseguir voltar a dormir
  • Cansaço durante o dia
  • Irritabilidade

O que é ansiedade?

A ansiedade, de modo geral, é a resposta natural do nosso corpo a algum tipo de estresse.

No entanto, pode se tornar um problema quando a preocupação e medo se tornam exagerados e começam a afetar as suas atividades diárias.

Insônia e ansiedade: quem vem primeiro?

De modo geral, a resposta para essa pergunta depende de qual desses problemas você identificou primeiro na sua vida.

Isso porque a ansiedade pode gerar insônia do mesmo modo que a insônia pode gerar ansiedade.

Por exemplo: o estresse e a apreensão gerada pela ansiedade pode fazer com que você tenha dificuldade em pegar no sono.

Além disso, ao se deitar, você pode perceber que pensamentos acelerados que vem da ansiedade te fazem sentir angustiado e assim, com dificuldade para relaxar e adormecer.

Por fim, a ansiedade também contribui para interrupção do sono até em forma de pesadelos que te fazem acordar.

Na situação inversa, tentar dormir e não conseguir pode acabar gerando um sentimento de ansiedade em você.

Por isso, podemos perceber que independente de qual dos sintomas apareça primeiro, a relação entre eles é bem clara.

De modo geral, a ansiedade causa problemas de sono e a privação de sono causada pela insônia pode causar ou piorar sintomas de ansiedade. (*)

Como melhorar o sono com insônia e ansiedade?

A saúde do sono tem ligação direta com nossa saúde mental e vice-versa.

Por isso, se você está tendo dificuldades para dormir por causa de sentimentos ou crises de ansiedade uma boa opção é procurar ajuda profissional.

Além disso, algumas técnicas e dicas práticas podem te ajudar a ter uma noite de sono com mais qualidade, por exemplo:

  • Tente esvaziar sua mente dos pensamentos do dia a dia: na hora de deitar, busque focar sua atenção no momento presente para evitar ficar ansioso ao pensar em muitas coisas ao mesmo tempo. Para isso, você pode utilizar técnicas de mindfulness e meditação
  • Faça exercícios respiratórios: ao respirar de maneira consciente (focando na inspiração e expiração) as tensões do corpo tendem a diminuir, levando ao relaxamento
  • Defina uma rotina de sono: dormir e acordar sempre no mesmo horário faz com que nosso corpo se acostume com uma rotina
  • Evite cochilar durante o dia: isso porque dormir antes do horário pode fazer com que você perca o sono durante a noite
  • Evite substâncias estimulantes: café e nicotina são exemplos de substâncias que podem prejudicar o seu sono se consumidas perto do horário de dormir
Este artigo te ajudou?

Graduanda em enfermagem pela Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB - UNESP). Entrei na faculdade movida pela paixão e vocação de cuidar e ajudar as pessoas.Aqui no Vitalismo, tive oportunidade de alcançar e ajudar muitas pessoas além de meus pacientes.Desde o início da faculdade, minha área de interesse e vocação é a saúde da mulher (ginecologia e obstetrícia). Por isso, sempre estive envolvida em projetos de iniciação científica e de extensão que abordassem essa temática.Já fui presidente da liga de ginecologia da UNESP, organizei eventos e simpósios sobre o tema.Atualmente sou coordenadora do projeto Papo de Parto, em parceria com a UNESP e PROEX. Além disso, se você estiver em algum evento de ginecologia e obstetrícia, pode me procurar pois estarei lá!

Este artigo não possui comentários
      Deixe seu comentário

      O seu endereço de email não será publicado.