Posto de Saúde: Tem Atendimentos Gratuitos? E Vacinas?

Procurando atendimento gratuito para cuidar da sua saúde? Pois bem, no Brasil, o posto de saúde é um local de atendimento aberto ao público que faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS).

Nestes locais, o cidadão pode receber atendimentos essenciais para a saúde da criança, da mulher, do adulto ou do idoso, além de cuidados odontológicos e de outros profissionais da saúde.

E o melhor, o atendimento de um posto de saúde é gratuito!

Qual a função de um posto de saúde?

Em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou posto de saúde, como é conhecido popularmente, ocorrem atendimentos de atenção básica (1) e integral a uma população. Além disso, o atendimento pode ou não acontecer de forma programada (com agendamento). Em suma, a função da unidade é oferecer acesso a ações de promoção, prevenção e tratamento com objetivo de resolver 80% dos problemas de saúde (2) da população de uma comunidade dentro do território de cobertura.

Portanto, estão cobertos os cuidados relacionados a, por exemplo:

  • Saúde da mulher e da criança
  • Pré-natal (acompanhamento da gravidez)
  • Saúde mental
  • Planejamento familiar
  • Prevenção a câncer
  • Doenças crônicas (hipertensão e diabetes)

Sendo assim, a composição dos profissionais de uma unidade pode incluir:

  • Clínica geral
  • Pediatria
  • Ginecologia e obstetrícia
  • Médico de família e comunidade
  • Enfermagem
  • Agentes comunitários de saúde

Além disso, estão disponíveis recursos como: coleta de exames laboratoriais, medicação básica (remédios), tratamento com odontologia (dentista).

Quando houver a indicação, poderão ser feitos curativos, inalações e aplicação de vacinas.

Portanto, é também um local público que funciona como posto de vacinação.

Por fim, é no posto de saúde que você poderá saber se há necessidade de encaminhamento para atendimento com especialistas de medicina ou de outras áreas como: psicologia, nutrição, educação física, assistência social, dentre outros (3).

O que é preciso para ser atendido no posto de saúde?

A princípio, são poucos os requisitos para ter acesso ao atendimento em um posto de saúde.

Sendo assim, você precisará apresentar um documento de identificação com foto, como por exemplo:

  • Carteira de identidade (RG), cadastro de pessoa física (CPF) ou carteira nacional de habilitação (CNH)
  • Carteira de identidade profissional (CIP)

Além disso, leve também um comprovante do seu endereço de residência, podendo incluir: conta de água, luz ou gás.

Por fim, caso você já possua, apresente também o Cartão Nacional de Saúde (CNS) (4) para agilizar a sua identificação, localização do prontuário, registros de atendimentos, agendamentos, consultas, exames e dispensação de medicamentos.

Onde consigo encontrar as Unidades Básicas de Saúde?

Como regra geral, o melhor lugar para se informar sobre a localidade de uma UBS (posto de saúde) é junto à secretaria municipal de saúde do seu município.

Aliás, saiba ainda que existem também as Unidades de Saúde da Família (USF) que possuem funções semelhantes a uma UBS, porém, em vez de oferecer médicos de diversas áreas como clínica geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia, você irá encontrar um profissional médico que se qualificou para oferecer atenção básica em todas elas.

Trata-se do médico especialista em saúde da família ou médico de família e comunidade.

Uma qualidade muito interessante deste médico é a sua visão abrangente para compreender a saúde de um modo mais integral.

Este artigo te ajudou?
(Autor)

William Fan é médico graduado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB). Fez estágios clínicos em Oncologia Clínica e Medicina de Emergências na Prince of Wales Hospital, afiliada da University of New South Wales, Sydney, Australia (UNSW) e que faz parte do prestigiado Group of Eight, grupo que reúne as 8 instituições líderes de excelência em ensino e pesquisa da Austrália. Além disso, colaborou no desenvolvimento de um projeto científico da Centre for Vascular Research, na UNSW. Tem também publicações científicas em periódicos (revistas) internacionais de impacto na comunidade científica em áreas de pesquisa experimental e pesquisa clínica, abrangendo as áreas de biologia do câncer, doenças cardiovasculares, além de ser co-autor de uma revisão sistemática e meta-análise. Foi certificado pelo programa Sharpen Your Communication Skills da Stanford Graduate School of Business. Atualmente é revisor científico do Vitalismo. Seus interesses incluem entender como aplicar o conhecimento de pesquisas científicas no desenvolvimento de tecnologias para melhorar a saúde das pessoas. Nos momentos livres, gosta de estudar idiomas (atualmente fala Inglês, Chinês Mandarim e Alemão), fazer leituras, acompanhar debates inteligentes, jogar basquete e experimentar diferentes culinárias.

Este artigo não possui comentários
      Deixe seu comentário

      O seu endereço de email não será publicado.