Vitalismo

Tosse: Quais os Tipos? Pode Ser algo Grave? O Que Fazer?

tosse

A tosse é um sintoma comum e que leva muitas pessoas a procurarem atendimento médico.

Mas você sabia que existem vários tipos?

Dessa forma, as doenças que levam a este sintoma podem tanto ir embora sozinhas, quanto sinalizar problemas mais graves.

No entanto, antes de prosseguir, vamos à definição geral do que vem a ser a tosse.

Trata-se de um movimento de reflexo vigoroso e involuntário com objetivo de limpar a garganta ou as vias aéreas (meio de passagem de ar para os pulmões) (1).

Portanto, apesar de ser bastante perturbador, ela serve para proteger o nosso corpo e favorece a recuperação frente aos motivos que deram origem ao sintoma.

Quanto à duração, chamamos a tosse de aguda, quando durar menos de 3 semanas, ou crônica (tosse persistente), quando persistir por mais de 8 semanas.

Além disso, separar os casos de tosse seca e tosse produtiva (tosse com catarro) pode ser útil para o tratamento.

Quando a tosse é preocupante?

Apesar de a maioria das pessoas procurarem atendimento médico somente para obter um alívio, é importante se atentar para alguns sinais de alerta.

Assim, pode ser um sinal de gravidade, quando você notar a presença de:

Portanto, diante destas situações citadas, é muito importante que você procure por atendimento médico.

O que é bom para tosse?

A princípio, a tosse deve ser tratada pela causa (2). Entretanto, em muitas situações este sintoma pode ser autolimitado, ou seja, ele vai embora sozinho. Além disso, o remédio para tosse pode não encurtar a sua duração, gerando frustrações e consultas médicas recorrentes. Ainda assim, algumas tentativas podem ser realizadas com balinhas e pastilhas sem necessidade de prescrição médica, ou com mel ou própolis com o propósito de aliviar o desconforto na garganta. Evite dar medicamentos sem orientação médica para menores de 6 anos. Por fim, a ingestão de líquidos ou medidas para umidificar o ar do ambiente também podem trazer alívio.

Ainda assim, lembramos que o mais importante é identificar a causa para obter um tratamento mais adequando para o seu caso.

Quais são as causas de tosse?

A lista de causas é bastante extensa (3). Em alguns casos, também pode ser difícil de encontrar a causa.

De qualquer modo, algumas das causas comuns são:

Como vimos aqui, são várias as causas possíveis e que vão além da lista acima.

Portanto, o mais importante é se atentar para as características da sua tosse para saber quando procurar por atendimento profissional.

Quando procurar assistência médica?

A princípio, é importante procurar atendimento médico somente para os casos de tosse que persistem por mais de 3 semanas ou quando não há resposta a tentativas de tratamento anteriores.

No entanto, na presença dos sinais possíveis de gravidade citados anteriormente, recomendamos que você procure um serviço de urgências e emergências médicas.